Quando as pessoas ouvem a palavra câncer, muitas se assustam, mas se for feito o diagnostico precocemente e depois tratado, as chances de cura podem aumentar e muito para o paciente. Por isso daremos algumas dicas de como prevenir do câncer, confira:
- Colo do útero: Para prevenir desse tipo de câncer é muito importante o uso do preservativo em qualquer tipo de relação sexual, faça visitas regulares ao ginecologista, evite o cigarro e deixe a região genital sempre higienizada.
- Intestino: Faça uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras, legumes, verduras, fibras e cálcio, evite o cigarro, excesso de bebidas alcoólicas e tente consumir menos alimentos gordurosos.
- Pele: É o tipo de câncer mais conhecido em todo o mundo e para a prevenção é muito simples basta evitar a exposição ao sol entre os horários das 10h até 16h, acostume a utilizar óculos de sol, bonés e chapéus em dias ensolarados e o mais importante, usar filtro solar com FPS 15 no mínimo, mesmo que não tenha sol, pois os raios ultravioletas encontram na sua pele independente do clima.
- Mama: As chances de cura desse tipo de câncer podem chegar a 90% se for feito o diagnostico precocemente, especialistas recomendam o exame de mamografia pelo menos uma vez ao ano a partir dos 40 anos de idade. Outra dica para a prevenção é fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável.
- Pulmão: Um dos motivos para ter o câncer no pulmão é o cigarro, então os fumantes devem ficar atentos e sempre consultar um pneumologista para realizar exames como radiografia e tomografia. Uma forma eficaz de prevenir essa doença é evitar o fumo.
- Estômago: Se você tem freqüentemente má digestão, azia e/ou dores abdominais procure um médico para realizar o exame de endoscopia, as prevenções desse tipo de doença é ter hábitos alimentares saudáveis e eliminar as bebidas alcoólicas e cigarro.
- Tireóide: Uma das formas de prevenir esse tipo de câncer é procurar um bom médico para realizar exames e verificar se alguém da família já teve essa doença.
- Leucemia: Os sintomas mais comuns são anemia, cansaço, fadiga, desanimo, sangramentos e febres. Para a prevenção é procurar sempre um médico de confiança, pois essa doença tem alto índice de cura segundo os especialistas.